domingo, 29 de junho de 2008

Reunião Geral - 7 de Julho/2008

Reunião Geral para alunos de Mestrado em Sociologia e Direcção de Mestrado
Até ao momento tenho as seguintes perguntas:
  • É possível fazer a dissertação com uma unidade curricular em atraso?
  • Qual o valor da propina no próximo ano?
  • Quais as datas para entrega de projecto de tese? Como é que isto funciona?
  • Como fazer se o orientador que tem no seminário não é aquele que quero para a tese? E como sei as áreas dos professores (de maneira a ter uma orientação mais direccionada para o que preciso)?
  • É possível fazer o ano da tese fora do país?
  • Caso não consiga fazer uma cadeira atrasada (em época especial) no próximo ano lectivo é possível mudar de opção?
  • Qual a data de início de ano lectivo 2008/2009?

Se alguém tiver mais alguma questão, que envie até amanhã (30/06). Pelas 22h vou enviar as várias perguntas para a Direcção de Mestrado.

Sociologia da Deficiência e Reabilitação - AULA ABERTA

"Producir cambio social: Politica de lucha contra la pobrezaextrema en México"
com: Prof. Jorge Arzate Salgado
(Universidade Autónoma del Estado de México)
Dia 30 de Junho de 2008: 17horas
Sala de Seminários do ICS - Piso 0
Co-Organização:
Centro de Investigação em Ciências Sociais
&
Mestrado de Sociologia

Sociologia da Deficiência e Reabilitação

Os dois primeiros: Vanda e Ana + Luzia são da próxima 2ª e serão apresentados após a conferência do Prof. Arzate na sala de seminários.

Os dois últimos serão para dia 7.

  • Vanda e Ana

http://www.scribd.com/doc/3691994/DeficiUncia-e-Qualidade-de-Vida-Vanda-Arajo-e-Ana-MagalhOes

  • Luzia

http://www.scribd.com/doc/3692053/Barreiras-arquitectnicas-Luzia-Pinheiro

  • Marta e Filipa

http://www.scribd.com/doc/3692099/A-sexualidade-na-deficiUncia-mental-MARTA-E-FILIPA

  • Ângela e Sallete

http://www.scribd.com/doc/3692147/ExclusOo-e-DeficiUncia-VisualSalette-e-Angela

domingo, 15 de junho de 2008

Práticas de Investigação Social II


O teste do dia 18 é pelas 18h na sala de seminário do ICS!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Teorias Soc. Aprof. II - NOTAS FINAIS

Pessoal:

Aqui estão as notas do último teste e a nota final da UC de Teorias Soc. Aprofundadas II

Notas dos testes:
http://www.scribd.com/doc/3345572/NotasAlunosTSIIATeste120608

Notas finais:
http://www.scribd.com/doc/3345595/NotasAlunosTSAIIFinais

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Aula realizada no âmbito da UC Sociologia das Profissões

Convidam-se todos os interessados a participar na
Aula Aberta
Veterinários e a Cultura Profissional
Telmo Caria, UTAD

Dia 13 de Junho, 18h, sala 1216 (CP1)
Aula realizada no âmbito da UC Sociologia das Profissões

2º CICLO DE ESTUDOS EM SOCIOLOGIA
Área de Especialização – Organizações e Trabalho
Docentes: Ana Paula Marques e Ana Maria Duarte

Colóquio de Sociologia - Ano lectivo 2008/2009 - Sugestões para o tema

Caso alguns dos colegas não saibam, são os alunos de Sociologia que sugerem os temas possíveis para o colóquio anual de Sociologia que normalmente se realiza no mês de Novembro.

Desta forma e para continuar a tradição são necessárias sugestões!!!
Mandem e-mails, ou deixem no nosso cantinho dos recados as vossas ideias!!

Têm até ao final da semana para o fazer!!

É necessário alguma urgência para isto, pois o ano lectivo está na recta final e é preciso as direcções de curso e o NECSUM organizarem-se.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Reunião Geral - ADIADA

Caros colegas:
A reunião geral para os alunos do Mestrado de Sociologia foi adiada para o dia 7 de Julho. Terá início as 17h, mas a sala ainda não está definida!
Foi necessário adiar a reunião devido a conferência do Professor Jorge Aratze da Universidade Autónoma do Estado do México agendada para o dia 30 de Junho.

Sociologia da Deficiência e Reabilitação


Para poderem aceder aos documentos é necessário registarem-se no site www.scribd.com, mas desta forma é possível fazerem o download de cada documento. Isto acontece pq alguns documentos estão em PDF.

No dia 30 de Junho a apresentação dos trabalhos será antecedida de uma conferência dada pelo Professor Jorge Aratze da Universidade Autónoma do Estado do México, pelas 17h irá decorrer, em princípio se nada for entretanto alterado, na sala de seminários do ICS no piso 0.

Será uma aula aberta a todos aqueles que queiram participar.
Para os alunos da UC de Deficiência e Reabilitação a presença é por assim dizer obrigatória.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Perguntas para a reunião geral do dia 30 de Junho

Já existem algumas perguntas. Não te esqueças de enviar a tua!!!

  • É possível fazer a dissertação com uma unidade curricular em atraso?
  • Qual o valor da propina no próximo ano?
  • Quais as datas para entrega de projecto de tese?
  • Como fazer se o orientador que tem no seminário não é aquele que quero para a tese? E como sei as áreas dos professores (de maneira a ter uma orientação mais direccionada para o que preciso)?
  • É possível fazer o ano lectivo da tese fora do país?
  • quando começa o ano lectico 2008/2009?

Não se esqueçam de enviar-me as perguntas!! É importante!!!

domingo, 8 de junho de 2008

Práticas de Investigação Social II

A aula de quarta-feira (dia 11 de Junho) vai ser na sala do CP1 designada no horário. Além disso será uma aula para analisar os textos que já estão na reprografia. Cada turno deve organizar-se em dois grupos de forma a cada um ler um dos textos.

sábado, 7 de junho de 2008

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Organizações e Qualidade - Aula Aberta

Universidade do Minho
Mestrado em Sociologia, Especialização em Organizações e Trabalho
Convidam-se todos os interessados a participar na AULA ABERTA
"As organizações e a gestão da Qualidade.
As normas da qualidade versus a dinâmica das organizações."
1. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na perspectiva das pessoas;
2. As vantagens da integração de todos os processos;
3. As principais dificuldades.
Com Maria Manuel Costa, Directora de Qualidade e Recursos Humanos da empresa Camilo Pinto SA .
A decorrer no próximo Sábado, 7 de Junho de 2008, 10.30-13h
Complexo pedagógico 1, sala 210 na Universidade do Minho - Gualtar
Organização: UC de Organizações e Qualidade - Docente: J. Pinheiro Neves

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Comissão Directiva do Mestrado em Sociologia - Informações


Colegas




  1. A Comissão Directiva pediu para informar que a partir de amanhã tanto professores como eu iremos distribuir uma folha onde cada aluno deve indicar os “Pontos fortes” e os “Pontos fracos” do Mestrado em Sociologia.Desta forma a Comissão Directiva pretende uma avaliação do Mestrado por cada aluno. Depois de preenchidos devem ser colocados num envelope e fechados de forma a garantir o anonimato (não é necessário assinar). Além disso devem ser entregues na secretaria de mestrado a Alexandra.


  2. Além disto no dia 30 de Junho vai ser realizada uma reunião geral para todos os alunos do Mestrado onde a Comissão Directiva irá responder a todas as questões dos alunos. Para que isto possa correr da melhor maneira é importante que quem tiver alguma questão que queira ver respondida por este órgão que me faça chegar essa mesma pergunta para poder enviá-la a Direcção. Quando existir informação sobre o local e a hora desta reunião coloco no blog!!



Sociologia da Deficiência e Reabilitação

Caros colegas:

A ordem das apresentações:

http://docs.google.com/Doc?id=d73xpd3_50f9vmbdcb


Aqui vai o link com o trabalho da colega Mónica Fernandes que vai apresentar o seu trabalho na 2ªfeira (dia 9 de Junho).

http://docs.google.com/Doc?id=d73xpd3_43gwhnktgq


  • O professor pediu para dar a indicação que é necessário ler cada trabalho de forma a poder questionar os colegas na apresentação.

As colegas Patrícia Sousa e Sílvia Lima (que também vão apresentar trabalho no dia 9) ainda não enviaram o trabalho para o professor, e é necessário que o façam!!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Seminário - Prof. Rita Ribeiro


Rita Ribeiro (CICS, Universidade do Minho)

A identidade equivocada: Portugal e a Europa

Dia 18 de Junho, às 14.30 na sala de seminários, piso 0 do edifício do ICS.


TODOS SÃO BEM-VINDOS!
Resumo:
Neste seminário pretende-se questionar a relação de Portugal com a Europa, não para perceber o lugar de Portugal na Europa, mas, ao contrário, para entender o lugar da Europa neste país ou, dito de outra forma, questionar a dimensão europeia da identidade nacional. O histórico fechamento identitário aquém-fronteiras acentua o lugar periférico que temos no continente europeu e faz-nos duvidar da pertença à Europa: somos realmente europeus? Queremos mesmo ser europeus?
Hoje, vinte anos após a adesão à Comunidade Europeia, dizemo-nos europeus de pleno direito, ainda que se trate de uma aceitação tácita e funcional da europeização de Portugal. Ou seja, mantemos com a Europa uma relação ambivalente e instrumental
.”

Nota biográfica:
Rita Ribeiro é licenciada em Sociologia das Organizações (1995) e Mestre em Antropologia (2000), pela Universidade do Minho. É docente no Departamento de Sociologia da UM desde 1995, e investigadora do CICS. Tem desenvolvido investigação sobre ritos de passagem, de que resultou a publicação de As Lições dos Aprendizes: As praxes académicas na Universidade do Minho, e sobre europeização e identidade nacional, tema sobre o qual prepara provas de doutoramento em Sociologia.


Para qualquer informação adicional ou manifestações de interesse em participar nos Seminários CICS queiram, por favor, contactar Eugénia Rodrigues (eugenia@ics.uminho.pt)


_______________________________________
Departamento de Sociologia &
Centro de Investigação em Ciências Sociais
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
tel: +351 253 604212
fax: +351 253 604697
email: eugenia@ics.uminho.pt

domingo, 1 de junho de 2008

Teorias Soc. Aprof. II

Pessoal, amanhã - dia 02 de Junho - já estará disponível (dps das 15h) na reprografia a sebenta que o professor entregou. Na quarta-feira o professor entrega a sebenta correspondente ao último autor.